No mundo corporativo fazer tudo corretamente e com competência nem sempre é o suficiente para ter visibilidade e passar uma imagem positiva. É sempre necessário fazer algo a mais pela própria carreira e é aí que entra o marketing pessoal.
“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Philip Kotler)
Ou seja, marketing pessoal é se destacar entre os colegas sem ser chato e conquistar a simpatia do chefe, pela competência, sem ser puxa saco. Parece paradoxal, mas não é. É necessário estar sempre no comando da própria carreira e ter um bom plano estratégico para sua marca pessoal.
Para medir superficialmente que imagem as pessoas tem de você, reflita sobre as seguintes questões:
-Na empresa, todos me chamam pelo nome?
-Sou convidado pelos meus colegas para eventos externos?
-Tenho recebido propostas de outras empresas?
Neste sentido, indicamos a leitura de “A magia do marketing pessoal” de Edmundo Vieira Cortez, que por ser construído na forma de diálogo, torna-se um livro rápido e agradável que auxilia de modo eficaz na busca por autoconhecimento e promoção.
Uma boa imagem é algo a ser construído diariamente com paciência e determinação. Para atingir o sucesso, é necessário congregar sua estratégia de marketing pessoal tanto na carreira profissional quanto na vida pessoal.
Mãos à obra!