Com poucas opções de acessórios, as abotoaduras são uma boa aposta para os homens que querem preciosismo na hora de se vestir. Com sua mensagem de poder, elas surgiram no início do século XVII. Os nobres usavam abotoaduras, quando iam às festas, com intuito de demonstrar prestígio.
Usadas geralmente com as camisas de punhos franceses – que são duplos e sem botões – elas dão um toque de imponência a qualquer terno. Existem vários formatos diferentes, menos tradicionais e cheios de bossa. Tem até com monogramas de super heróis para ocasiões que permitem esse tipo de bom humor.
Tipos de abotoaduras:
Torpedo
São as mais tradicionais e fáceis de encontrar, trata-se de uma placa de metal com uma trava e um pino fixo.
Corrente
Possui correntes unindo as duas partes. São confortáveis e clássicas.
Barbell
As partes são fixas e unidas por uma haste fina e levemente curvada. É o modelo mais fácil de usar para iniciantes.
Nó de seda
São encontradas em diversas cores e amarrações, são destinadas a ocasiões informais.
Dicas de uso:
1. Tradicionalmente feitas para serem usadas com camisas com punhos franceses (ou duplos), que não têm botões.
2. Para um visual mais descontraído, aposte nas camisas de punho simples com as abotoaduras de seda. Neste caso, um blazer é o suficiente.
3. Numa ocasião formal, a camisa deverá ter punho duplo e deve ser usada com terno. Neste caso, aposte nas abotoaduras de metal.
4. Indica-se também o uso de um relógio acompanhando a abotoadura no pulso. Lembre-se que o metal da abotoadura deve ser o mesmo do relógio, isso é, se a abotoadura for de ouro, o relógio também deverá ser de ouro.
5. Ao usar uma abotoadura é importante que ela apareça, para isso o comprimento do paletó ou blazer deve permitir que a peça fique à mostra, ou pelo menos uma parte dela.
6. Para escolher uma abotoadura, você deve ter em mente os outros acessórios que irá vestir. É bom pensar, além do relógio, na gravata e no cinto. As abotoaduras existem nos mais variados materiais e preços, mas devem combinar com a ocasião e estilo pessoal.
Pronto para acrescentar este toque de sofisticação aos seus looks?
Fonte: www.modait.com.br
Daniel
Olá, vou me casar e para a cerimônia, comprei a camisa com punho duplo com abotoadura. Estou preocupado porque tenho 34 anos assim como meus amigos e faremos uma festa com bastante música e danças na pista. Eu devo dobrar a camisa, retirando as abotoaduras para dançar ou isso não deve ser feito? Ou talvez deva abandonar este tipo de camisa? Abraço
Carlos Brusman
Olá Daniel, anote essas dicas:
Quando usar
Como são acessórios considerados sofisticados são melhor aproveitados em eventos que necessitem de um toque a mais de elegância ou que exijam um visual impecável.
Onde usar
Em ocasiões como casamentos ou cerimônias importantes, principalmente aquelas que exigem black tie. No trabalho é melhor deixá-las apenas para aquelas reuniões onde o visual tem que estar impecável, em dias normais o uso constante de abotoaduras pode ser considerado exagero.
Sobre dobrar ou não, não existe uma regra. Isso depende exclusivamente do perfil de cada um. Alguns preferem manter com aparência intacta e outros preferem curtir o momento e esquecer o visual.
Caso opte por dobrar as mangas, tire a abotoadura e se achar necessário faça a primeira dobra ao meio, deixando o punho pela metade e continue as dobras normalmente. O único empecilho é que as dobras vão ficar mais volumosas se tratando do volume do punho.