Como escolher o terno para o casamento

O terno sempre foi uma excelente opção de traje social para casamento, ainda mais agora que as formalidades estão caindo em desuso e com elas os clássicos fraques que passam um ar formal demais.

Para ajudar os noivos na escolha do terno, separamos essas dicas:

Escolhendo o terno para o casamento

O que se deve levar em conta na hora de escolher um terno para casamento? Em primeiro lugar, se trata de uma ocasião única e especial, então é bom fazer um esforço para comprar um terno de qualidade, feito a partir de tecidos nobres como a lã fria. Um terno com lã fria entre Super 120 e Super 150 é o recomendado. Evite os ternos feitos com tecidos sintéticos como poliéster e microfibra.

Quanto ao estilo do terno, não é porque o casamento é um momento especial que os ternos devem ter mais botões. Um terno de dois botões é uma boa pedida. E ao vesti-lo, costuma-se deixar o botão de baixo desabotoado.

As combinações de cores

As cores do terno, da camisa e da gravata vão depender do horário em que será realizado a cerimônia de casamento. E a regra é bem simples, cerimônias durante o dia combinam melhor com ternos mais claros enquanto cerimônias durante a noite pedem cores mais escuras. Essa regra é para aqueles noivos que não querem errar, mas como toda regra existem exceções. Por exemplo, é bem possível usar um terno bem escuro – até preto – para casamentos durante o dia, mas um terno branco dificilmente cairia bem em um casamento à noite.

Seguindo a regra, para um casamento durante o dia, um terno cinza claro ou bege são as opções para não errar. Já a camisa, nesses casos o mais recomendado é uma branca. Camisas em tom mais escuro que o terno e/ou estampadas definitivamente quebram o visual. Uma camisa branca é a combinação certeira.
Para completar o look do noivo em um casamento de dia, escolha uma gravata de uma cor ou com um padrão uniforme, de duas cores no mesmo tom. Pode ser qualquer cor, só gravatas brancas que não ficam bem. As gravatas em cores mais foscas costumam ser o consenso, mas uma gravata vermelha meio acetinada também não fica ruim para quem quer ousar um pouco.

Se for um casamento durante a noite, a cor do terno pode ser preto, tons de cinza escuro e azul marinho. Ou seja, tons escuros de cores sóbrias que não vão tirar a atenção do vestido da noiva.

A camisa pode ser branca ou alguma cor mais clara, por exemplo, uma camisa na mesma cor do terno com um tom bem mais claro. A gravata, lisa e com um material mais brilhante – seda, por exemplo – cai melhor nesses casos. Quanto à cor da gravata, pode ser a cor da preferência do noivo. Não sendo uma gravata com estampa irregular é difícil errar.

Os acessórios

Para completar o look de noivos vestidos de terno, no paletó pode-se optar entre usar uma flor presa na lapela ou um lenço no bolso superior esquerdo. O mais tradicional é a flor na lapela, mas tudo depende do estilo do noivo.

Quanto aos sapatos, um de couro de amarrar. Para casamentos durante a noite, sapatos pretos. Para casamentos durante o dia, pode-se arriscar com um sapato marrom, principalmente se for um casamento no campo.

Via:guiadoterno.com.br

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *