Como usar: colete esportivo

Qualquer peça de roupa masculina fechada por botões ou zíper e sem mangas é chamada, no Brasil, de colete, mas existe um tipo específico que é mais esportivo, na maioria das vezes feito de nylon ou poliéster e forrado, este item, fora de nosso país, muitas vezes é identificado como “gilet”.

Uma coisa bacana do colete esportivo é que, de certa forma, ele interfere pouco no estilo, chegando a ser usado para acentuá-lo! O gilet pode ser combinado com peças super casuais como moletons e camisetas para um visual “normcore”, comportados como camisas ou blusas para combos descolados, e até com peças de alfaiataria, seja em looks “casual chic” ou em looks totalmente formais com ternos, pois neste caso o gilet conta como uma espécie de acessório, um item que servirá para proteger do frio quando você estiver na rua, mas que será tirado no escritório ou antes de uma reunião de negócios, assim como um cachecol. Não é ótimo ter em seu guarda roupas uma peça tão versátil e útil?

colete esportivo 1

Apesar de ser muito comum o modelo feito de nylon, temos coletes deste tipo em sarja, camurça, lã, poliéster e algodão. Os detalhes também mudam de peça para peça, alguns tem apenas dois bolsos na parte de baixo da peça para proteger as mãos do frio, outros tem bolsos na altura do peito e até internos para guardar carteira, celular, isqueiro, etc. O fechamento pode ser feito por botões, zíperes ou ambos, sendo que em muitos casos é possível levantar a lapela ou colarinho abotoando-o, protegendo assim o pescoço nos dias de vento forte ou frio intenso. As cores variam, mas é mais comum encontrá-los em marinho, preto e marrom, algumas vezes com detalhes de couro ou camurça que deixam o colete mais interessante e com um aspecto de roupa para “aventura”.

 

Com jaqueta jeans

colete esportivo 2

Usado para sobrepor a jaqueta jeans, o colete de nylon dá volume ao visual, deixando-o mais esportivo. Na parte de baixo vale uma chino, mais jeans.

 Sob o blazer de sarja

colete esportivo 3

Em looks totalmente casuais serve para dar um toque arrojado e destacar o rosto graças a sua gola, geralmente usada levantada. Nesses casos usar padrões de xadrez na camisa ou mesmo no blazer funciona muito bem. Se o frio estiver forte uma calça de veludo também ajuda a deixar o look mais invernal e aquecido.

Sobre o paletó do terno

colete esportivo 4

O colete pode ser usado sobre o terno desde que seja apenas como um acessório para proteger do frio no caminho de casa para o escritório, por exemplo, mas não é adequado para ser usado dentro do ambiente de trabalho.

Layering

colete esportivo 5

A grande sacada do inverno é poder aproveitar para fazer sobreposições com as mais diversas peças da moda masculina. O colete entra aqui como mais uma opção, abuse da peça quando for lançar mão desse recurso, usando os gilets menos volumosos por baixo de um casaco ou jaqueta e os mais volumosos por cima.

Por baixo do casaco

colete esportivo 6

Se você gosta de complementar o look com casaco fazendo camadas inferiores com cardigãs, jaquetas ou sweaters, o colete aparece como mais um item para isso. Os modelos com matelassê ainda servem para dar alguma textura ao fundo, contrapondo-se a peças lisas ou tecidos planos.

Com camiseta

colete esportivo 7

Não está frio, mas você acha o look só com camiseta e jeans meio caído? O colete leve é um item a se considerar para dar um toque diferente a combinação sem pesar muito, aceitando muito bem a companhia de mochilas de couro, cachecóis de algodão e outros acessórios menores como pulseiras, anéis e relógios.

Com camisa social

 

colete esportivo 8

Por cima ou por baixo do blazer, não importa, o colete de nylon ainda te dá a opção de vesti-lo sozinho por cima da camisa social para aquela saída rápida para um lanche ou mesmo para ser usado em um ambiente de trabalho liberal. Mantenha a gravata, o contraste de uma peça formal com outra esportiva cria um visual interessante e moderno.

Via: canalmasculino.com.br

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *