O passo a passo para modelar o topete da moda

O topete é uma nova velha tendência de corte de cabelo masculino. Nova, porque está no auge da moda. Velha, porque seu avô já usava. Como tudo que é moda vai e volta, a gente lembra que o ator James Dean, o cantor Elvis Presley e toda a galera rockabilly dos anos 50 já ostentavam topetes gigantes. A diferença é que, naquele tempo, o cabelo ficava duro, brilhante, por causa do modelador usado na época, a famosa brilhantina.

Hoje, é justamente o contrário: quanto mais natural o aspecto do cabelo, mais bacana. Um topete legal é fácil: basta seguir algumas regrinhas básicas. A gente explica como modelar o topete perfeito, passo a passo.

topete 1

 PASSO 1

O ponto de partida para o topete bacana é o corte. Pergunte ao cabeleireiro. O segredo é deixar os fios da franja de médios a longos — se seu cabelo for muito liso, pode ter um problema, pois se não usar finalizador a franja vai cair na cara.  Nas laterais, o cabelo é sempre curto, mas o comprimento pode ser mais ou menos curto, segundo o gosto do freguês. Você pode pedir que o cabeleireiro deixe as laterais um pouco mais longas e desfie os fios na tesoura, ou radicalizar no estilo undercut, optando raspagem com máquina, na altura de sua preferência.

Os cortes masculinos atuais têm as laterais em degradê (são chamados de “fade”, em inglês), com uma graduação sutil dos fios. Eles são aparados em diferentes alturas desde a orelha até o topo.

topete 2

PASSO 2

Depois de lavar o cabelo com o xampu indicado para ele (seco, normal, oleoso etc), seque o cabelo de leve com a toalha, porém deixe-o um pouco úmido. Desembarace e ajeite os fios para trás com o pente.

topete 3

PASSO 3

Seque com o secador de cabelo, em temperatura baixa. O secador também dá volume, o que é uma boa para quem tem cabelo muito liso e fino. “Quanto mais seco estiver o cabelo, melhor os finalizadores aderem aos fios”, diz o cabeleireiro Ricardo Rodrigues, do salão Studio W (SP). Vá modelando o topete no tamanho (mais alto ou mais baixo, mais arrepiado ou assentado) e na direção (todo para trás ou mais para um dos lados) que deseja.

Use escova ou pente, a sua escolha. Lembre-se de que a escova também dá volume, o que pode não ser uma boa caso seu cabelo seja seco e rebelde. Caso prefira um visual mais “bagunçado”, vá ajeitando o cabelo só com os dedos e o secador.

topete 4

PASSO 4

Hora do finalizador. Coloque na mão uma pequena porção do modelador de sua escolha e aplique no cabelo. Pomada, pasta, cera e mousse dão aspecto fosco (mate), mais natural. O gel dá mais brilho e deixa os fios mais “colados”: a aparência fica menos natural, mas o efeito pode ficar bacana, caso você goste de cabelo com aquele visual tipo anos 50. A cera é porosa e costuma deixar o cabelo um pouco seco e duro — isso pode ser bom se você quiser o topete mais espetado.

Se for preciso, dê o arremate nos fios que ficaram fora do lugar usando um pouco mais de finalizador. Para segurar o penteado durante o dia todo, você pode aplicar spray de cabelo depois que estiver tudo no lugar. O spray garante fixação extra para seu topetão.

topete 5

Alerta final: antes de liberar a cabeça nas mãos do cabeleireiro, avalie se esse corte realmente vai combinar com seu formato de rosto. “Os topetes altos não são recomendados para quem tem o rosto muito fino, pois alongam ainda mais as linhas faciais”, avisa Ricardo Rodrigues. Se você não quiser abrir mão do corte, peça para o cabeleireiro deixar mais volume nas laterais.

Por outro lado, o topete alto fica bem em rostos mais arredondados ou quadrados, justamente por alongar o formato facial. Também fica bom combinado à barba, mais curta ou longa. O único cuidado é buscar equilíbrio entre os pelos de cima e os de baixo.

Veja algumas sugestões de topetes bacanas para se inspirar.  Você pode escolher entre alguns bem altos, outros mais comportados e até alguns “bagunçados”.

topete-6topete-7 topete-8

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *