“Estilo todos tem, independente se o julguemos como feio ou bonito. O que nos define com bom gosto é a técnica e a experiência.” – Diego Nunes
Muitos caras passam a vida inteira sem criar um ponto de vista sobre seu estilo. Se vestem como se fosse uma obrigação. Se é o seu caso, você está deixando de se comunicar com uma das maneiras não-verbais mais influenciadoras de todas. Compreendendo quais os estímulos visuais que são causados pela aparência, acredito que você se preocuparia mais com a sua. É simples: vista-se como um vencedor e você se sentirá um vencedor. E acredite, as pessoas também acharão que você é um vencedor. Mas vamos lá, quais são os 4 itens que compõe seu estilo pessoal?
OS 4 ELEMENTOS
DO ESTILO PESSOAL
Passaremos pelos 4 itens que compõem o estilo pessoal de um homem, que são eles:
- Suas características físicas
- Seu ambiente pessoal e profissional
- Seus recursos financeiros e de tempo
- Seus gostos pessoais
Gostaria que você compreendesse e absorvesse cada um destes itens em seu estilo masculino, beleza? Assim você não só vai vestir-se com sucesso, mas também se sentirá a vontade, porque está expressando aquilo que você realmente é, seu estilo único, individual.
1. Suas características físicas
Seu estilo começa desde quando você nasceu. Tentar brigar contra isto é inútil, mesmo porque, vestir só o que está “na moda” não te faz bem vestido e muito menos elegante. Você deve usar o que é certo para seu tipo físico e aparência. Quando digo isto, você pode achar que estou limitando suas opções, mas nada disso! Na verdade estou te ajudando a economizar tempo e dinheiro, te ensinando a como identificar o que fica realmente bom em você para ter estilo masculino, então, quando bater o olho numa peça, vai saber se deve ou não experimentá-la. Por exemplo, um cara baixo e gordinho já vai saber que ele deve evitar certos tipos de tecidos, cores e estampas, aquelas que minimizam suas características mais importantes e maximizam as menos importantes. Ou seja, agora ele sabe por onde ir.
Altura e peso vão afetar diretamente na escolha das suas roupas. Conheça-os e não compre roupas que não ficarão boas em você.
Altura e peso são os guias que você precisa para seu estilo masculino. Homens mais fortes ficarão melhor com roupas que se ajustam ao corpo, enquanto os magros devem escolher peças que adicionam mais volume ao seu corpo. Homens altos podem tirar esta impressão adicionando detalhes chamativos em seu visual, enquanto homens mais baixos podem se manter num estilo mais discreto, com elementos de orientação vertical, como blazers estruturados, etc.
A pele determina as tonalidades de cores que um homem pode usar. Homens com cabelos e pele claros e olhos coloridos (tipo azuis ou verdes) devem ser cuidadosos com roupas com muitas cores contrastantes, o que pode sobrecarregar sua aparência. Homens de maior contraste, tipo cabelo escuro e pele clara precisam de contraste em suas roupas para equilibrar suas características naturais, mas você só aprenderá isto com a experiência prática, então experimente sem medo.
Este look pode ficar bom para a maioria dos homens, mas se você for loiro, prefira um blazer mais claro.
2. Seu ambiente pessoal e profissional
Para começar, clima e temperatura são os itens mais importantes a se observar. Não adianta aquela super jaqueta que você comprou para ir a um churrasco se está fazendo o maior calor. Seu melhor aliado serão os tecidos. Escolher o tecido certo para a temperatura certa. No calor você precisa de tecidos que respirem, enquanto no frio, o contrário, sendo que as cores também tem influência nisto.
Suas expectativas sociais e profissionais temperarão seu guarda-roupas. Se seu estilo masculino é de um business man pode ter vários ternos, já que ele os usa todos os dias, diferentemente de roupas casuais, mas que ele pode mesclar os dois tipos de roupa (formal e casual) e otimizar seu guarda-roupas.
Mas se você é um cara que trabalha num ambiente menos formal, talvez seu estilo masculino se compõe com mais roupas casuais e apenas um terno, provavelmente de tonalidade escura para aquelas situações pontuais.
3. Seus recursos financeiros e de tempo
Não perca dinheiro, é preferível investir em peças de qualidade a comprar várias peças “descartáveis”. O mantra de um bom guarda-roupas é: Invista em qualidade, não em quantidade.
Focar seus esforços para adquirir peças-chave para o seu guarda-roupas como ternos, blazers, jaquetas, camisas sociais, calças jeans e chino e sapatos. Basicamente estas são roupas que você precisa ter no seu armário. As variações destas peças vão depender dos seus gostos e experiência, além do seus recursos financeiros, claro.
Cuidar das suas roupas pode exigir tempo, mas você ganhará mais vida útil para elas. Então pesquise como pode manter bem condicionada suas peças de acordo com tecidos, cores e cortes e tenha boas roupas sempre. E não se esqueça dos sapatos. Devem sempre estarem engraxados e bem guardados.
Um bom sapato clássico é um ótimo exemplo de aquisição de qualidade. O preço será mais elevado, mas o aproveite durante toda a vida.
4. Seus gostos pessoais
ou o homem que você quer ser
O elemento final para desenvolver seu estilo masculino é o que você quer. Então te pergunto: O que você quer? Qual a mensagem quer passar com a roupa que está vestindo? Se você ainda não acredita, o visual é uma das ferramentas mais poderosas de mensagens não-verbais que existem. Ainda duvida?
“Um homem que desenvolve o seu próprio senso de estilo descobre que ele pode dizer coisas complicadas com roupas simples. Tempo de você aprender sua linguagem.”
As roupas de um homem podem expressar seus gostos e sentimentos. Um homem vestindo terno que quer evitar estar igual a todos os outros caras que estão também de terno pode mudar seu estilo com um lenço estampado na lapela e/ou com colarinhos de camisa, abotoaduras de punho, ou simplesmente escolher um padrão único para garantir que o uso do terno não irá transformá-lo num cara como os outros.
Pequenos toques como as cores podem transformar qualquer look em uma expressão. Listras, estampas, tecidos, acessórios, tudo pode ser dado como formas da sua personalidade.
A chave para o estilo pessoal é a auto observação, compreenda quem você é e use a moda a seu favor.