O Linkedin é a rede social dos profissionais, aprenda a usar corretamente

Na era do Facebook, o LinkedIn também tem grande importância. Diferente do famoso site de relacionamentos criado por Mark Zuckerberg, o LinkedIn foi concebido especialmente para incentivar e favorecer o networking entre profissionais.
Para quem ainda não conhece bem o LinkedIn — presente em mais de 200 países e com mais de 100 milhões de usuários — este site é atualmente a maior rede mundial com foco em relacionamentos profissionais.

5a01e1a429da571f6acfadaced65ab42
Nele o importante é incluir corretamente a trajetória profissional e acadêmica do usuário tanto que o perfil possui aparência semelhante a um currículo profissional online.
Uma característica interessante para o profissional é que não se paga por esse serviço na versão básica, já o usuário corporativo e os headhunters pagam para utilizar o site, principalmente, como recurso de recrutamento.

cf8427379a186a8f93f0d2fa5fedfd0d

1. Tenha seu perfil 100% e sempre atualizado

Acrescente toda e qualquer informação que possa agregar valor ao seu perfil profissional no Linkedin. Desde a primeira imobiliária que você trabalhou, períodos que foi completamente autônomo, onde cursou o TTI, onde fez estágio, etc. Dentro de cada registro de empresa imobiliária em que você trabalhou deve conter suas principais atividades, conquistas e realizações para aquele período. Isto vai ajudar a contar a sua história profissional ao mercado.

 

2. Ponha o Linkedin em sua rotina

Muitos de nós utilizamos o Linkedin somente quando vamos procurar emprego ou para pedir aquele “apoio” para outro profissional, mas não é bem por aí. Só a constante utilização fará você visível de fato para os profissionais.

Quanto mais (e melhor) você utilizar esta ferramenta, maiores serão as chances de você se destacar e de até mesmo virar referência para seus colegas, ser recomendado como profissional ou ganhar destaque em uma seleção.

 

3. Participe de grupos de discussão

Existem diversos grupos no Linkedin que são verdadeiros tesouros de conhecimento e networking. Use e abuse destes espaços para trocar informações, conhecimentos, compartilhar dúvidas e responder questionamentos.

 

4.Faça conexões com sua equipe e superiores

Conecte-se com seus colegas de empresa atual e anteriores, assim como com seus superiores, o CEO da empresa, vice-presidentes e quem mais for possível dentro de sua rede cotidiana de trabalho.

Você levará estas conexões para a sua vida profissional e terá facilmente a possibilidade de receber recomendações expressas que existem no Linkedin.

surrealisme

5. Faça o networking acontecer

Não queira parecer um oportunista quando você surgir sem mais nem menos para um contato seu pedindo uma ajuda para trabalhar na empresa que ele trabalha, para receber alguma recomendação ou para que lhe apresente alguma outra pessoa que lhe interesse.

Sempre mantenha ativa sua rede de contatos interagindo periodicamente com outros profissionais através de comentários em postagens, atualizações, etc. Com isto, pensando friamente, no momento em que você precisar duma forcinha, não parecerá por puro interesse o contato.

 

6. Compartilhe informação e os seus feitos

Sobre manter seu perfil atualizado e sua conta com utilização constante, esta dica vem bem a calhar.

Sempre que você tiver algo interessante ou importante, independente se aconteceu com você, sua empresa ou com um conhecido, que venha a agregar aos demais profissionais, compartilhe. Compartilhe também o que você está falando em seu blog e suas novidades diárias (desde que relevantes para os demais).

 

7. Seja um “evangelizador”

Faça o papel de evangelizador com seus colegas da imobiliária/construtora e parceiros de profissão que não estão ainda no Linkedin e convide-os a entrar na rede.

No seu dia-a-dia, comente sobre notícias interessantes compartilhadas por você ou em grupos do mercado imobiliário. Despertando esta curiosidade e senso de necessidade nos demais, eles acabarão por adotar a rede, fortalecerão seu networking e você se tornará naturalmente uma referência para estes.

 

Via: http://www.vivareal.com.br/ e http://maisrh.wordpress.com/

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *